RELACIONAMENTO COM CRISTO

por Aguinaldo Carvalho da Silva

 

 

Freqüentemente pensamos em nossa relação com o cônjuge, com os familiares e até no relacionamento com os amigos. Mas como está nosso relacionamento com Cristo, ou melhor, existe algum relacionamento com Ele? 

Para muitos, relacionamento com Cristo é relacionamento com a igreja, acham que pela freqüência aos cultos, participação nas comissões ou por estarem envolvidos com cargos da igreja estão envolvidos com Cristo. Isto é um engano, pois estar envolvido com a igreja não implica necessariamente em estar envolvido com Cristo. Relacionamento com Cristo tem a ver com vida pessoal e não com formalidades. Um antigo provérbio diz: “Me dizes com quem andas, que eu te direi quem és.”  A verdade deste pensamento é que não podemos andar com alguém ou se envolver com uma determinada pessoa sem sofrer a influência dela. Caso os gostos e preferências de Jesus continuam sendo sempre estranhos a nós, ou não sentimos prazer em orar, louvar e meditar nas coisas espirituais, precisamos clamar por socorro, aliás, só conseguimos ser cristãos clamando muito pela Sua misericórdia.

A salvação provém da existência de um vínculo real e não somente formal com Cristo. A Bíblia fala que quando nosso Senhor retornar em glória, dirá para muitos: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim  ...”(Mat.7:23).  Em outras palavras Jesus dirá: Vocês nunca estiveram ligados a mim, a religiosidade de vocês nunca passou de uma casca de piedade.

Na realidade a única coisa que diferencia um crente de um não crente é o pacto de comunhão mantido com Jesus. Ele não dirá naquele dia: Todos vocês que foram éticos, corteses e educados terão um lugar comigo. Cristo salvará aqueles que nesta vida o buscaram para a salvação ou que tiveram um vínculo de relacionamento com Ele através da fé. A Bíblia diz: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida (I João 5:12). Cristianismo é relacionamento com Jesus! Se somos cristãos abrimos nosso coração a Ele expondo nossas fraquezas, conflitos e incredulidade. Não ficamos fugindo ou confiando em nossos próprios méritos.

Se somos cristãos convidamos a Jesus não somente para nos acompanhar enquanto trafegamos pela BR 101, mas para sentar-se ao nosso lado enquanto navegamos pela internet. Há vários motivos que devem levar-nos a clamar por um milagre, dentre estes destaco a falta de compaixão pelas pessoas em geral e a falta de carinho para com aquele irmão que não veio mais à igreja. Muitas vezes nos sentimos bons porque muitos já deixaram de freqüentar a igreja e nós ainda não. Nossa presunção espiritual pode ser tão grande a ponto de desprezarmos um irmão sincero.

Aos olhos humanos ser cristão consiste apenas em usar um uniforme, carregar um rótulo ou manter um padrão de conduta. Ser cristão é interagir com Cristo, é sentir Sua misericórdia atuando em nossa vida, nos dando alívio, esperança e paz.   Se não tivermos a certeza de nossa relação com Cristo, de nada adianta sermos religiosos. Se não pudermos convidá-lo para ser nosso hóspede permanente, naquele dia receberemos uma triste resposta.

Que Deus nos ajude a enxergarmos o essencial para estarmos dentro dos portais celestiais quando Ele se revelar em Sua glória. Amém!