5) Texto, contexto e pretexto
1) Como entender melhor um texto isolado? 1º Coríntios 2:13,14;
Isaías 28:13
1º Coríntios 2:13,14:"13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente."
Isaías 28:13:"13 Por isso o Senhor lhes dirá:
"Ordem sobre ordem,
ordem sobre ordem,
regra e mais regra,
regra e mais regra;
um pouco aqui, um pouco ali",
para que saiam, caiam de costas,
firam-se, fiquem presos no laço
e sejam capturados."
Comparando com outros textos. Um texto vai trazer luz sobre outro texto. Um pouco aqui, um pouco ali. Comparando textos que falam do mesmo assunto. Como a montagem de um quebra-cabeça. Cada peça tem o seu lugar e o conjunto é o resultado de deixar a Bíblia explicar-se a si mesma.
2) O que se entende destes textos de forma literal e isolada?
Existe um grande problema ao se querer utilizar um texto isolado. Se não interpretá-lo à luz dos demais textos, facilmente se pode concluir coisas absurdas. Não é à toa que existem tantas denominações. E cada dia aparece outra.
Mateus 18:8,9
"8 Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.
9 E, se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno."
CORTAR O QUE NOS FAZ PECAR:
Como não haverá ninguém decepado no Paraíso a interpretação não pode ser literal.
Mateus 18:19
"19 Também digo que, se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso será feito a vocês por meu Pai que está nos céus.
20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles."
SE DOIS CONCORDAREM:
Quantas conclusões absurdas podem gerar um texto isolado, quando for mal interpretado. O texto fala sobre a oração, então todos os outros textos sobre a oração devem ser estudados juntos.
Mateus 10:34-36
"34 Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
35 Pois eu vim para fazer que o homem fique contra seu pai,
a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;
36 os inimigos do homem serão os da sua própria família."
TRAZER ESPADA:
Estaria Jesus mandando pegar em armas contra a própria família? Claro que não. Jesus está relatando que muitos, por se dedicarem a Ele(Jesus) atrairão todo o tipo de oposição por parte da família. A espada, a divisão que Jesus fala é porque as pessoas não querem fazer a vontade de Deus. E isso causa revolta em quem quer permanecer no erro.
1º Coríntios 6:12
"12 "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine."
TODAS AS COISAS SÃO LÍCITAS:
Podemos fazer de tudo? Matar, roubar? Obviamente não. Mesmo as coisas corretas, nem tudo convêm. A tempo pra tudo.
Próxima