2) O ENSINO DA BÍBLIA



1)O ENSINO DA BÍBLIA Atos 8:30,31

"30 Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo?" 31 Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar?" Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado."

É mais difícil entendermos a Bíblia sozinhos. Muitas vezes é necessário ter um auxílio para irmos na direção certa.





2 ) Quais os dois pontos que caracterizam um guia cego Luc. 6:39,40 Mat. 15:14, 7-9

"Luc. 6:39,40 Não podemos ser enganados por quem se acha autoridade nas coisas de Deus, mas, que acabam por subverter a própria Palavra de Deus. Pode ser um padre, pastor, bispo ou papa que terá a sua autoridade como mais importante do que a autoridade da Bíblia. Mat. 15:14, 7-9 Líderes cegos que valorizam a tradição acima das Escrituras Sagradas não serve pra quem quer servir a Deus. Adora a Deus em vão, quem prefere a tradição ou a autoridade de homens no lugar da verdadeira autoridade de Deus, expressa na Bíblia Sagrada."

Não adianta muito ter um guia cego. Aliás, melhor é nem ter um guia, se for pra ter um guia cego.




3) Qual a consequência de se seguir a um professor que não ensine a verdade de Deus? Mat. 23:13,15

13 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. 14 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente. 15 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.

Alguns podem dificultar a nossa entrada no Reino dos Céus e facilitar a nossa entrada no inferno.




4) O que devemos observar nos professores? Mat. 7:15-23

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:15-23"

O aspecto mais importante a se observar num guia, são os frutos. Não basta falar em Deus se não for obediente a Ele. Não adianta fazer milagres, curas, etc e não obedecer a vontade de Deus.




5) Qual a base para se ensinar as coisas de Deus? Rom. 15:4; 2º Tim. 3:16,17

"Rom. 15:4-Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. 2° Tim. 3:16,17-Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."

Tudo que foi escrito na Bíblia foi escrito para o nosso ensino. Toda a Escritura foi inspirada por Deus e é útil para o ensino. A base do cristão não é a tradição, não são as autoridades da igreja ou do mundo, mas as Escrituras Sagradas, a Bíblia.






6)Que tipo de mestres muitos preferem escolher? 2º Tim. 4:3,4

"3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos."

Muitos escolhem os mestres que defendem coisas erradas. Podem até ser coisas agradáveis ao nosso coração corrupto, mas, são erradas. Não adianta ouvir fábulas, mentiras, questões politicamente corretas, mas totalmente contrárias a vontade de Deus.




7) E se me aparecer um anjo de Deus pra me ensinar? Gál. 1:8

"8 Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!"

Seria ótimo se aparecesse um anjo para nos ensinar a vontade de Deus. Mas, se aparecer um anjo para ensinar algo diferente do que tá na Bíblia, seja anátema, quer dizer, seja maldito. Agora imagina se for uma igreja, um líder, um pastor ou um padre... Se não devemos aceitar nem se for um anjo, imagine se for um ser humano.





8)Como conseguir escolher de forma correta? João 7:17; 8:32; 17:17

"João 7:17 Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. 8:32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade."

Quando estamos dispostos a realmente fazer a vontade de Deus, Ele vai nos encaminhar a verdade e ela nos libertará através da Bíblia.





9) Com base no que você aprendeu hoje, que tipo de mestre ou professor você decide escolher para não comprometer a sua vida eterna?