19) O ANTICRISTO



1) Com quem começou a sequência profética de reinos em Daniel 2? Daniel 2:37-39

"37 Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
38 E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
39 E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra."


Começou com o império Babilônico, seguido da Medo-Pérsia, Depois da Grécia, depois por Roma e a divisão em 10 reinos e no fim o reino de Deus, a pedra que destruiria toda a estátua.





2) Na visão em Daniel 7, qual o animal(reino) que corresponde ao império babilônico? Daniel 7:1, 4

"1 No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.

4 O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem."


O leão. A profecia apresenta características de paralelo que se complementam. Muitos pontos se repetem, mas, alguns detalhes são ampliados revelando pontos importantes.





3) Qual foi o próximo animal e quais as semelhanças com o império Medo Persa?Daniel 7:5

"5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne."

Urso. O urso se levanta sobre um dos lados, como tendo um lado mais forte. Os Persas foram mais fortes do que os Medos. O urso tinha três costelas na boca. O império Medo-Persa teve que destruir três reinos para se estabelecer: Lídia, Babilônia e Egito.





4) Qual o terceiro animal e como ele é semelhante ao império Grego? Daniel 7:6

"6 Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio."

Leopardo com quatro asas. Cresceu rapidamente. Leopardo de quatro cabeças representam os quatro generais de Alexandre que dividiram o reino.





5) Qual é o quarto animal que representa Roma? Daniel 7:7

"7 Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres."

Um animal terrível e espantoso, sobremodo forte. Em Daniel 2 as pernas de ferro, representam Roma. Este animal terrível e espantoso tinha dentes de ferro.





6) Na estátua do sonho de Nabucodonosor, o que veio depois das pernas de ferro foram os 10 reinos que deram origem as atuais nações da Europa, representado pelos pés em parte de barro e em parte ferro. Onde estes 10 reinos aparecem na profecia de Daniel 7? Daniel 7:7

"7 Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres."

Nos 10 chifres do animal terrível e espantoso.





7) O que aconteceu com os 10 chifres? Daniel 7:8

"8 Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas."

Três chifres foram arrancados por uma ponta pequena. Os Hérulos foram derrubados em 493 d.C, os Vândalos em 534 d.C e os Ostrogodos em 538 d.C. À partir de 538 este poder passaria a ser irrestrito.





8) O que este reino, a ponta pequena, faria aos santos e a lei de Deus? E por quanto tempo teria a supremacia? Daniel 7:20, 21, 24, 25, 26; Apoc. 12:6, 14

"20 E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros.
21 Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles.

24 E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.
25 E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
26 Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim."


Faria guerra aos santos e tentaria mudar a lei de Deus. Por 1 tempo, 2 tempos e metade de um tempo. (3 tempos e meio) Durante 1260 anos, de 538 a 1798 este poder faria muitas barbaridades contra Deus. Este período começou em 538 com o decreto de Justiniano que estabelecia o bispo de Roma como o “corretor dos hereges”, dando-lhe autoridade temporal e eclesiástica sobre todas as igrejas. Após 1260 anos, em 1798 o papa Pio VI foi preso por Berthier, general francês de Napoleão.





9) De que lado você quer estar?

Nós devemos estar do lado de Deus mesmo que estejamos sendo perseguidos pelos poderes do mal. Mais importa obedecer a Deus dos que aos homens. Atos 5:29